Dizem que 30 anos é a idade do sucesso. Mas será? Dia desses li em um texto bonito que temos a mania triste de nos espelharmos pela conquista do outro e com isso nos diminuirmos. De cara, me identifiquei. Sério. E sinceramente acredito que não fui a única. Sabe por que? Vai por mim, não há muitas pessoas com a minha idade que já conquistaram o mundo. Porém, isso não quer dizer que não estamos tentando. Tentar, é nesse ponto que quero chamar a atenção pra minha conversa com você aí do outro lado. O tempo, as experiências frustradas e os sábios conselhos da minha avó fizeram com que eu parasse. Parasse de me cobrar tanto - cobranças exageradas só atrapalham. Parasse de me punir por não ter dado certo, parasse de reclamar sobre como eu poderia ter me dedicado mais, trabalhado mais, estudado mais.
Eu simplesmente parei. Respirei. Olhei pra trás e fiz as contas das adversidades que já enfrentei, dos amores insuperáveis que superei, dos sorrisos que dei apenas por estar cercada da minha família e dos amigos. Lembrei das viagens que fiz, dos lugares mágicos que conheci, daquela comida nova que provei ou a receita de internet que testei e funcionou. Não é só isso não, espera que tem mais porque com uma certa idade existem planos que deram certo sim, não são a maioria, mas o que importa é focarmos neles e entender que quando chegar a hora o que tanto estamos em busca vai acontecer. No entanto, eu preciso te avisar que conquistas são apenas degraus viu. É que essa vida maluca é assim mesmo, uma eterna busca por algo que você quer. Independente do que seja. Independente da idade. Todos temos sonhos, se vamos ou não fazer algo a respeito para realizá-los depende de quem? Isso! De você. Mas anota, há muito mais entre o céu e o mar. Você precisa conciliar seus esforços com o otimismo e parar de se comparar com o fulano que conseguiu e você não. Até porque não existe tutorial pro sucesso.
O que tô tentando mostrar é que a sensação de felicidade vai muito além de tentativas fracassadas. Vai muito além daquele vestibular que você não foi aprovado, vai além daquela vaga de trabalho que o carinha do recursos humanos não te ligou. Sim, precisamos de objetivos na vida, o que não precisamos é confrontar diferenças e semelhanças com o amiguinho que aos 30 anos já bombou nas titulações ou na realização pessoal. Idade do sucesso? Não, não tem nada haver. Idade do sucesso minha gente é essa aí com a qual você se encontra agora. E acredite esse é seu tempo. E você pode fazer o que quiser com ele, pode arrumar as malas e viajar o mundo, pode ir pra praia sentir o vento, pode retomar os estudos, pode procurar editais e começar a planejar um cronograma de estudo pra aquela vaga que você queria há tempos e o mais importante: Se nada der certo, você pode tentar tudo de novo e de novo e de novo. Vai lá, seja o que você quiser e não esquece: A única pessoa que pode dizer que você não pode é você mesmo. Já canta o poeta: Os monstros que você enfrenta são da sua própria criação. Seja maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog Jeito Lunático agradece seu comentário!